segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Clima tenso na fazenda Vale das Castanhas


Sem terra, sem vínculo algum com movimentos sociais que lutam pela posse da terra no sul e sudeste do Pará estão acampados à margem da fazenda Vale das Castanhas, no município de Piçarra desde o final do ano passado.

Em pelo menos duas ocasiões promoveram tiroteios naquela propriedade, inclusive atiraram em policiais militares que foram checar denúncia de que no acampamento estariam ocorrendo baderna e troca de tiros.

O pecuarista Paulo Sérgio Araújo disse que denunciou o clima de tensão na Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá (Deca), à frente o delegado Victor Costa Lima Leal.

Segundo o pecuarista, o Incra foi informado da situação tensa na fazenda e não demonstrou interesse numa possível desapropriação. A propriedade é composta por pouco mais de 1,5 hectares, uma vez que parte dela foi vendida recentemente.

“O Incra disse que não tinha interesse em desapropriar a fazenda, pois é pequena e o órgão está sem orçamento”, acrescenta Paulo Araújo informando também que não tem interesse em vender a fazenda.

Portanto ele acredita que mesmo os sem terra não estando dentro da fazenda, mas de certa forma causa incômodo a presença deles e está requerendo das autoridades policiais que investiguem e levantem a situação dos posseiros que estão próximos da fazenda.

“Na verdade eles ameaçam invadir a fazenda, sabemos que o Incra não tem interesse em desapropriar e nem queremos vender a nossa fazenda, portanto nada mais justo do que os posseiros procurarem outra fazenda para que eles possam ser assentados”, reafirma.

Para Paulo Araújo, o correto seria que uma equipe da Deca fosse até a propriedade para verificar a denúncia, já que o caso foi registrado naquela especializada.

“Há várias pessoas armada no acampamento, sabemos que muitos deles podem até ser foragidos, então seria prudente que a Polícia fosse lá para verificar a situação”, observa dizendo que ontem (07), iria, mais uma vez denunciar o caso na Deca.

Nenhum comentário: