sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Coletiva seletiva pode ser realidade em Marabá



Visando implantar sistema de coleta seletiva de lixo em Marabá, iniciou esta semana negociações e conversações com catadores, associações e empresas interessadas em realizar esse trabalho.
Esta é uma das missões da Secretária de Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) à frente o vereador licenciado Leodato da Conceição Marques.
O encontro antecipa um mutirão de limpeza que deve acontecer neste sábado (19) de janeiro, quando a Prefeitura pretende recolher ao aterro sanitário somente o resíduo inservível, esperando, com isso, reduzir o volume de lixo e também propiciar renda para os catadores e compradores de material reciclável.
De acordo com Leodato Marques os comerciantes estão desperdiçando resíduos valiosos, que podem ser reaproveitados.
Ele sugeriu a adaptação de lixeiras seletivas, visando facilitar a coleta pelos vendedores de material reciclável, enquanto o lixo comum será depositado num container a ser coletado pelo serviço de limpeza pública.
O titular da Semsur informa também que esses containers não precisam transbordar. “Tão logo estejam cheios é só ligar para a secretaria que um carro vem coletar o material e colocar outro contêiner vazio”, comenta.
Trata-se de um modelo inicial de gestão de limpeza que, de acordo com o resultado, será estendido para toda a cidade. Além dessa iniciativa, a SEMSUR está criando o Departamento Conscientização Ambiental, Sustentabilidade e Mobilização, que dentre outras funções servirá de elo entre a administração municipal e as associações de bairros, escolas e toda a sociedade organizada, com vista a uma correta destinação de resíduos e consequente melhoria da qualidade de vida dos marabaenses.


Um comentário:

Unknown disse...

Olá, você sabe informar se existe em Marabá alguma cooperativa ou associação de catadores regulamentada, e se sim, como posso fazer pra entrar em contato?