segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Acidentes de trânsito diminuem em Marabá






Em 2017, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), atendeu 1.884 vítimas de acidentes de trânsito, uma redução de 22% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 2.401 atendimentos. Destes, 90% foram de motociclistas (1.712 pacientes), os 10% restantes envolveram carros (172 pacientes). Cerca de 51,38% dos pacientes atendidos estavam na faixa etária de 20 a 39 anos.

Em relação aos traumas, as lesões mais comuns são fraturas múltiplas, lesões medulares (paraplegia e tetraplegia), amputações de membros, traumatismo craniano e traumatismo cranioencefálico. O atendimento é multiprofissional e envolve diversas especialidades médicas e de suporte, como Ortopedia, Neurologia e Cirurgia buco-maxilo-facial, dentre outras. Em geral, o período de internação desses pacientes é maior que o de outras patologias.

Direção Viva
Desde 2016, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar contribui para a redução do número de acidentes no Pará, por meio do programa "Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro!", desenvolvido em todas as unidades administradas pela entidade no Pará, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), uma delas o Hospital Regional de Marabá.

A iniciativa sensibiliza a população em relação às sequelas desses traumas e seus impactos sociais, econômicos, físicos e emocionais. As orientações são repassadas a usuários, colaboradores, estudantes e comunidade em geral a partir de rodas de conversa, palestras e blitze educativas.




Nenhum comentário: