segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Latrocínio pode ter motivado chacina




Três pessoas são assassinadas na Vila Cajazeiras, em Itupiranga, em plena tarde do último domingo (11). Uma delas, o conhecido comerciante do ramo varejista, João Alves da Costa, 60, além dos caseiros Reginaldo Ribeiro Souza e José Aparecido Moreira Alves, 50 anos.
O crime teve como palco uma propriedade do Costa, como era conhecido. Em princípio, o delegado Toni Rinaldo ouviu algumas testemunhas, fez algumas diligências, entretanto o caso foi avocado para o delegado Ivan Pinto, um dos titulares da Divisão de Homicídios de Marabá (DHM) por ordem do titular do Departamento de Policia do Interior (DPI), Sílvio Maués.
Em princípio o caso está sendo tratado como latrocínio, uma vez alguns objetos de valor foram furtados como uma camionete modelo 4000, motosserra, gás de cozinha, além de uma considerável quantia em dinheiro, que seria fruto da venda de porcos, uma das principais atividades do comerciante.
Para o delegado Ivan Pinto, latrocínio é a hipótese mais provável, sendo que mais de uma pessoa pode ter cometido o crime, tendo em vista que as vítimas estavam amordaçadas e com as mãos amarradas.
Após o crime, os assassinados, provavelmente fugiram na camionete, levando os objetos e seguiram para estrada vicinal que dá acesso à Vila Mariquinha. Por conta destas informações preliminares, o delegado Ivan Pinto pede o apoio da população no sentido de colaborar com a investigação.

“Caso alguém tenha alguma informação pode entrar em contato com a DHM, ou por meio do Disque Denúncia para que este caso seja elucidado o mais breve possível”, comenta o policial informando que o caso é pouco provável se tratar de homicídio e sim latrocínio.
Em se tratando de qualificação, há uma sensível diferença, uma vez que em se tratando de homicídio, os acusados, se presos, podem ser julgados via Tribunal do Júri, no que em tese podem escapar de uma eventual sansão penal, pois este julgamento é feito por sete pessoas escolhidas pela Justiça no que em tese não têm conhecimento jurídico.
Já a qualificação de latrocínio, os réus são julgados por um juiz togado, que é plenamente capaz para tomar uma decisão com base nas provas apresentadas ao magistrado e fatalmente os acusados têm grandes chances de ser condenados.




Nenhum comentário: