A programação alusiva ao 30º Círio de Marabá começa nesta sexta-feira e oferece à comunidade católica local. Entre elas a apresentação de 12 artistas regionais na Praça São Francisco. As festividades prosseguem nos dias 16 e 17, tendo como estrela principal a cantora Joana.
Para este período foram montados cinco palcos para apresentações artísticas com todo o aparato necessário ao funcionamento destas estruturas, que vai desde a sonorização, iluminação, três telões de Led à água mineral.
De acordo com o secretário de cultura Melquíades Justiniano, no dia 15, logo após a chegada da imagem de Nazaré à Igreja de São Francisco e a conseqüente celebração de missa, acontece apresentação sacro-musical com artistas marabaenses, dentre eles a cantora marabaense Nilva Burjack.
No dia 16, depois da chegada da imagem peregrina à Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, os romeiros serão agraciados com show da cantora Joanna, em palco montado na Praça Duque de Caxias.
No dia 17, no palanque da prefeitura, no palco montado em frente ao Banco do Estado do Pará (Banpará), a partir das 8h30, acontecem homenagens durante a procissão de Nossa Senhora, quando se apresentam artistas locais e a cantora Joana.
Deste palco, a cantora segue para o Santuário de Nazaré, onde fará apresentação durante a missa campal, no encerramento do Círio.
A coordenação deste que é o maior evento católico do interior paraense não divulgou o custo da festa, porém conta com pelo menos dez patrocinadores relevantes, além da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM).
Nova mudança no tráfego em Marabá
Não bastasse o transtorno causado pelas obras do segundo viaduto da Duplicação da Transamazônica, o Círio de Nazaré, pelo menos na parte da manhã, causa certo desconforto aos condutores.
O Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), que o tráfego no perímetro entre o primeiro viaduto e o segundo, na rodovia Transamazônica, deve ser interrompido para permitir a passagem da romaria.
O trânsito, neste perímetro, só deve ser liberado na exata medida em que os romeiros desocuparem a pista, o que deve acontecer por volta de 11 da manhã.
Portanto, quem precisar se deslocar da Nova Marabá, para a Cidade Nova, deve fazê-lo até antes das 9 da manhã, afinal a contemplação à Virgem de Nazaré, pelo menos para os católicos é mais importante do que o ir e vir.
Quanto aos condutores que desejarem sair da Marabá Pioneira neste mesmo horário, deve optar pela Transmangueira, que dá acesso à Nova Marabá.
Estacionamento - O DMTU limitou as áreas de estacionamentos na Marabá Pioneira. Uma das dicas é que os condutores devem evitar os carros na manhã de domingo nas ruas do entorno da Catedral, na Marabá Pioneira: Ruas Norberto de Melo, Santa Terezinha, Avenidas 5 de Abril e Antônio Maia em toda a extensão desde a Travessa Santa Terezinha à Transamazônica. Caso algum condutor desobedeça a dica, pode ter o carro guinchado.
Também não será permitido estacionar, a partir das 5h do dia 17, em todo o trajeto do Círio, que compreende Trav. Santa Terezinha, Av. Antônio Maia, Transamazônica até VP-8, VE-3 até Praça do Supermercado Rede Valor. E ainda, VP-7 até Praça Monsenhor Baltazar e VP-3 até entrada para o Santuário de Nazaré e no entorno deste até o fim do cerimonial do Círio.
Segundo o chefe de divisão de Trânsito do DMTU, José Gilvan Monteiro, por recomendação dos organizadores do Círio, na passagem da procissão pelo trevo da Transamazônica, os romeiros devem ficar atentos a acidentes.
Naquele espaço a corda será desatrelada da Berlinda, visto que a tensão resultante da curva acentuada no espaço mais estreito poderá lançar as pessoas ribanceira abaixo. Edinaldo Sousa, com informações da Ascom
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário