sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PM detona assaltantes em Itupiranga

Edinaldo Sousa - Quadrilha já vinha agindo na região há algum tempo e era muito comum acontecer assaltos na região da vila Cajazeira, porém na manhã de ontem policiais militares de Itupiranga deram um basta na ação dos bandidos e “derrubaram” três assaltantes.
Foram mortos: Alexandre Alves Soares, 17, Francisco de Assis Silva, 23 e Jackson do Carmo Silva, 30 anos, todos moravam em Marabá.
A refrega aconteceu em duas etapas. Pela manhã, por volta das 6h os militares checavam uma denúncia de que uma quadrilha assaltava uma van que circulava na BR-230 às proximidades da Vila Cajazeiras, em Itupiranga.
Os militares, segundo o coronel Raimundo Cardoso de Sousa Júnior, checaram a denúncia e se depararam com o bando em plena atividade e houve a refrega.
Um assaltante foi baleado, seria o Alexandres Soares. O restante da quadrilha se dispersou. Este primeiro assaltante, ainda de acordo com militar, teria sido socorrido e trazido para Itupiranga, porém morreu.
Ato contínuo, os militares, por volta de 9 horas da manhã, retornaram para a Vila Cajazeiras e novamente se depararam com o restante da quadrilha e houve nova troca de tiros, sendo que dessa vez, dois assaltantes foram, mortalmente baleados e outros dois fugiram se embrenhando no mato.
Os militares registraram, na delegacia de Itupiranga, auto de resistência, onde relataram a refrega que tiveram com os bandidos e apresentaram farto material apreendido.


Diversos objetos encontrados com os acusados


Com os acusados os militares encontram diversos objetos que podem ter sido roubados de passageiros que são transportados diariamente na BR-230.
Entre os objetos, diversos telefones celulares, carteiras, certa quantia em dinheiro, além de uma chave de moto.
Uma das pessoas, segundo o coronel Cardoso, reconheceu um dos assaltantes como sendo um dos ladrões que lhe roubaram uma moto na tarde de terça-feira.
Armas – Os militares recolheram ainda três revolver calibre 38, sendo que muitas dessas armas estavam com estojos deflagrados, capuz, mochilas dos assaltantes e roupas de vítimas.
No palco da refrega os militares localizaram ainda cápsulas de munição calibre 380, provavelmente usada pelos dois assaltantes que fugiram se embrenhando no mato. (E.S.)

Buscas continuam buscas nas matas


De acordo com Raimundo Júnior, os policiais militares de Itupiranga receberam reforço, tanto em número de policiais quanto em armamento pesado e os militares devem permanecer na área por tempo indeterminado.
“A idéia é essa manter o contingente na área até que se prenda os dois acusados que se embrenharam na mata, há policiais vasculhando diversas estradas vicinais para tentar prender os bandidos”, observa.
Na verdade, o militar acredita que os ladrões pretendiam atacar o Banco do Brasil de Itupiranga, na modalidade sapatinho, porém se deram conta que o banco está em greve, então resolveram atacar na estrada, mas deram-se mal.
Comentou ainda que há uma equipe Núcleo de Inteligência da Polícia Militar que está nas ruas monitorando e identificando suspeitos, sendo que os ladrões podem ser de Marabá.
Raimundo Cardoso percebeu que em função do forte aparato policial em Marabá os bandidos estão migrando para cidades que julgam ter pouco contingente.
“Mas eles se enganaram, pois estamos atentos e embora tenhamos pouco efetivo nestes municípios, mas o nosso pessoal está atento e preparado para o enfrentamento, embora entendemos que esse não é caminho, pois o certo é prender os acusados e interrogá-los”, comenta.

Bando roubava desde a terça-feira


A reportagem levantou que a quadrilha de ladrões de estrada estava agindo desde a tarde de terça-feira, ocasião em que atacou um morador do Quilômetro 21 e feriram bastante a vítima a ponto de ter de ser internada no Hospital Municipal de Marabá (HMM).
Uma equipe de investigadores de Marabá, chefiada pelo investigador Vander Juniso Furtado se deslocou até o Quilômetro 21 para tentar prender os acusados, porém o máximo que conseguiram foi ouvir a versão do roubo.
Segundo o investigador, cinco assaltantes chegaram naquela localidade e anunciaram o assalto. Como a vítima não estava portando grande quantidade de dinheiro, acabou sendo espancada.
Os ladrões fugiram usando uma picape e rumaram pela BR-230 em direção à Itupiranga. Pela madrugada, segundo fonte da Polícia Militar o bando passou a atacar às proximidades da vila Cajazeiras começaram a roubar as vans que passavam nesta via.
Por sua vez o coronel Cardoso disse acreditar que se trate do mesmo bando. “Pelo menos por enquanto as pessoas que transitam por aquele trecho vai ter um pouco mais de segurança, tendo em vista que parte do bando se desintegrou e esperamos prender o restante da quadrilha”, conclui. (E.S.)

Nenhum comentário: