segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Judiciário colocou Brejo do Meio no centro

Brejo do Meio
Ação de Cidadania encerra Semana da Conciliação

Edinaldo Sousa

Uma ação de cidadania, promovida pelos juízes de Marabá, ocorrida na Vila Brejo do Meio, zona rural do município, marcou o encerramento do evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.
Participaram dessa ação, diversas entidades, dentre eles, árias o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Cartório de Registro Civil do 2º Ofício de Marabá, Unimed Sul do Pará, Exército Brasileiro, Prefeitura Municipal, Fundação Zoobotânica, Sest-Senat e OAB- Subseção Marabá.
A escolha da Vila Brejo do Meio para encerrar o evento se deu, de acordo com a juíza Cláudia Regina Moreira Favacho Moura em função da necessidade dessa localidade em ter acesso a serviços básicos de cidadania.
Distante cerca 60 Km da sede da sede do município a Vila Brejo do Mio conta com uma população estimada em cerca de 3,5 mil habitantes.
Essa população tem dificuldade para se locomover até a cidade de Marabá para garantir acesso à Justiça e demais serviços de cidadania, principalmente pela dificuldade da estrada não pavimentada e não contar com transporte regular.
Cientes dessas dificuldades, os juízes Claudia Moura, Cristiano Magalhães Gomes, Danielle Karen Leite, Jonas da Conceição Silva, Eduardo Teixeira e Elaine Neves, levaram toda a estrutura do fórum para atender a população na própria vila.
Dentre os serviços prestados, houve o casamento comunitário e resolução de vários tipos de demandas judiciais, entre elas registro civil, pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, entre outras.
Além do atendimento judicial, a população também teve acesso a diversos serviços como atendimento médico e odontológico, prestados pelo Exército, Sest-Senat, Unimed-Sul do Pará e Secretaria Municipal de Saúde, expedição de documentos (RG, CPF, CTPS) providenciados pelo SACI, orientação jurídica prestada pela Defensoria Pública e OAB-Subseção Marabá, corte de cabelo, orientação para benefícios prestados pela Secretaria de Assistência Social do Município, garantindo, assim, um leque de oportunidades para os moradores resolverem muitas necessidades.

Nenhum comentário: