terça-feira, 19 de abril de 2011

Dispositivos eletrônicos para monitar presos

Detentos saem “encoleirados” das cadeias

  
Previsto para sair das casas penais do Pará, nesta quarta-feira, pelo menos 223 presos, que devem usufruir da saída temporária em alusão à Páscoa. Boa parte deles deve sair com as tornozeleiras eletrônicas que permite saber a localização exata do detento.

Ao todo, houve a apreciação de 520 pedidos analisados, os juízes da 1ª Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém indeferiram 212 e outros 91 estão pendentes.

Os presos que recebem o direito à saída temporária devem retornar para as casas penais no próximo dia 25. Antes de deixarem o local para passar sete dias com familiares, os sentenciados precisam assinar um termo de compromisso, onde estão cientes de que não podem ultrapassar às 22 horas e nem freqüentar bares e similares.

O benefício é aplicado aos sentenciados do regime semiaberto que já cumpriram parte de suas penas, variando de 1/6 a 1/4, dependendo de cada sentenciado. No total, são cinco saídas temporárias ao longo do ano: Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Círio.

Em Marabá devem ser contemplados com esse benefício cerca de 70 detentos. Nesta terça-feira acontece, às 15 horas no Centro de Recuperação Agrícola de Marabá (Crama).

Durante esta solenidade, que deve ser presidida pelo juiz titular da 7ª Vara de  Execuções Penais, Jonas da Conceição Silva, os detentos são relembrados acerca do comportamento que devem adotar durante os sete dias em que ficam livres.

Pelo menos cinco detentos de Marabá devem sair com as tornozeleiras eletrônicas que servirá para saber a localização exata dos detentos.



Nenhum comentário: