segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Gestão Estratégia da Pecuária





Sistema garante agilidade, precisão e redução de custos

“Estávamos crescendo em ritmo acelerado e percebemos a necessidade de maior controle do rebanho bovino e de todos os processos da organização. Afinal, se não cuidássemos da gestão, poderíamos prejudicar alguns controles e até comprometer o nosso desempenho”. As palavras de Pedro de Arruda Alvarenga Neto, encarregado de custos do Grupo de Biasi, de Novo Horizonte (SP), demonstram as necessidades do grupo: agilidade e precisão de informações para sustentar o crescimento organizado.

Essas exigências foram atendidas pelos sistemas de gestão, os chamados CS ERP, da Compu-Software, empresa com longa presença em agronegócios. “Em princípio, as Agropecuárias JB e WR, do Grupo de Biasi, utilizavam sistema próprio, desenvolvido internamente pela equipe de TI, sendo a folha de pagamento o único processo terceirizado na propriedade. No momento em que decidimos mudar, passamos a trabalhar com a CS, que já desenvolvia os sistemas da Usina Estiva, pertencente ao mesmo grupo”, informa Pedro.

“Após a folha de pagamento, a CS implantou o sistema de RH e a parceria se estende até hoje, com praticamente todos os programas utilizados nas agropecuárias”, explica o encarregado de Custos do Grupo de Biasi.

Atualmente, o Grupo de Biasi utiliza na pecuária as soluções da CS nas áreas financeira, comercial, contábil, industrial (para controle de estoque do rebanho de médio porte), agrícola (controle de pasto) e automotiva.

Os benefícios, explica Pedro de Arruda, vão desde a agilidade e precisão no levantamento das informações, o que contribui para tomadas de decisões mais rápidas e, consequentemente, redução de custos, além da possibilidade de levantamento de informações que não eram possíveis no sistema anterior: por exemplo, a divisão de animais por categoria e o controle de produção da fazenda.

Sobre a WR e JB Agropecuária
A empresa Walter de Biasi, com a marca WR Agropecuária,  foi fundada em junho de 1989. Suas atividades estão concentradas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa é voltada para as atividades de cria, recria e engorda de bovinos a pasto e em confinamento. Foi pioneira na implantação de rastreabilidade bovina – SISBOV, com certificação junto ao MAPA. Hoje, todas as suas propriedades são habilitadas a exportar seus produtos para a União Europeia. Já a JB Agropecuária atua com cria, recria e engorda extensiva de grande porte. Conquistou de 2003 a 2008 títulos importantes, mantidos até hoje, como a primeira empresa agropecuária no Estado de São Paulo certificada com rastreabilidade bovina – SISBOV, com todas as fazendas aptas a exportar para a União Europeia e demais países importadores. .Juntas, WR e JB possuem rebanho em torno de 50.000 cabeças e empregam cerca de 100 pessoas.

Sobre a Compu-Software
A CS Compu-Software desenvolve sistemas inteligentes para empresas, incluindo serviços de consultoria especializada e fornecimento de softwares integrados, sendo uma importante ferramenta de gerenciamento para tomada de decisão. Este sistema avançado de gestão de negócios busca atender a todas as áreas de empresas agropecuárias, como: CS Pecuária, que permite tornar mais eficientes as informações do rebanho; CS Avicultura, que administra a produção de ovos e controla todas as informações sobre as aves; CS Recursos Humanos, solução eficiente que permite visão estratégica da administração de pessoal; e CS Indústria, administração da produção orientada para o controle das atividades industriais.

Nenhum comentário: