segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mais dois detentos presos no Crama

Edinaldo Sousa


Definitivamente o cerco está se fechando contra os traficantes que costumam agir no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama). No final de semana passado, agentes desta casa penal conseguiram prender três acusados de tráfico.

Um deles é do próprio Sistema Prisional: trata-se de Valdenor Pereira da Costa, 42 anos preso na manhã de sexta-feira quando tentava entrar no Crama com uma pedra de crack, de aproximadamente 250 gramas.

Outros dois acusados são detentos desta casa penal que cumprem pena por homicídio e tráfico de drogas. José Carlos dos Santos, o Susipão e Jandir Moreira da Silva, o Susipinha.

O primeiro acusado segundo agentes prisionais foi apanhado na tarde de quinta-feira em revista de rotina e com ele os agentes localizaram um frasco de plástico contendo 76 pedras de crack.

No caso do acusado José Carlos dos Santos o Susipão, os agentes localizaram um tablete de maconha prensada na marcenaria, local onde o detento dormia.

O acusado, segundo os agentes, teria levado a droga dentro do carrinho de lixo, uma vez que é responsável pela limpeza da cozinha.

“Ou seja, ele foi deixar o lixo e trouxe outro lixo para dentro da casa penal”, comparou um agente prisional que pediu para não ser identificado.

Quando o acusado Susipinha foi apresentado na Seccional Urbana da Cidade Nova, ameaçou o repórter fotográfico Evangelista Rocha caso lhe fotografasse.

Não é de hoje que a imprensa marabaense noticia a incidência do tráfico nesta casa penal. A droga entra de várias maneiras e cada vez mais os traficantes montam estratégias para ludibriar a fiscalização.

Pelo menos nestes três casos os agentes da lei conseguiram lograr êxito. Quanto aos dois detentos, devem sofrer progressão de regime e sofrer medida disciplinar.

No caso do agente prisional Valdenor da Costa, deve ser aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e no final, caso seja condenado, deve ser exonerado e cumprir pena por tráfico de drogas.

Quando ele estava sendo conduzido para a Ala de Transição do Centro de Recuperação de Marabá (CRM) ele deu o “cotoco” para o cinegrafista Farias Júnior em sinal de deboche.

Ele continua nesta casa penal até que seja definida a transferência dele para o presídio Anastácio das Neves uma vez que ainda é servidor público do Estado.



Flanelinhas se engalfinham na praça



Enquanto o delegado Renato Lopes Taralo formatava o flagrante contra dois detentos que estavam sendo autuados por tráfico de drogas dois flanelinhas se engalfinharam na praça e por muito pouco não acontecia um homicídio.

Os dois disseram que tinham dezessete anos, sendo que um deles disse que estava sendo roubado pelo parceiro dele.

A partir deu-se início uma troca de tapas no meio da praça São Francisco, sendo que um deles ficou bastante machucado. Ambos estavam com visíveis sintomas de embriaguês.

Para separar a brigar foi necessário um considerável contingente policial, que envolveu o capitão Emmett Alexandre da Silva, o delegado Victor Costa Lima Leal, além de pelo menos cinco investigadores que estavam de plantão na Seccional Urbana da Cidade Nova.

Os dois flanelinhas foram conduzidos para esta delegacia onde ficaram de ser autuados por agressão mútua e mesmo assim continuara trocando ameaças de morte. (E.S.)



Ladrão “meia boca” furta bicicleta



Os policiais militares, Edison Rodrigues e Jeremias, prenderam e apresentaram na tarde da última sexta-feira (2) o acusado de ter furtado uma bicicleta Jhonatan Moreira Silva, o Caolho.

Ele teria furtado uma bicicleta em um comércio do bairro Liberdade. Assim que cometeu o furto, o acusado tentou fugir em direção ao bairro Jardim União onde foi agarrado pelos militares.

Por conta desse crime ele foi autuado por furto, com base no artigo 155 do Código Penal Brasileiro (CPB), segundo informou o delegado Renato Lopes Tarallo. (E.S.)

Nenhum comentário: