segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Maurino e vice cassados

Claudia Moura "canetou" Maurino à esquerda, ao lado do militar

 


A juíza eleitoral, Claudia Regina Moreira Favacho Moura, cassou, na manhã desta segunda-feira o diploma e os conseqüentes mandatos do prefeito e vice de Marabá, Maurino Magalhães de Lima e Nagilson Rodrigues Amoury.

A magistrada entendeu que houve a prática de Caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2008 pela chapa que elegeu ambos.

Uma série de doações e prestações de serviços à coligação, não teriam sido declarados à Justiça Eleitoral.

Depois de enumerar diversas irregularidades a magistradas conclui. “Pelo exposto, com esteio no artigo 30-A, parágrafos 1º e 2º da Lei 9504/97, julgo procedente a ação de investigação judicial eleitoral, por arrecadação e gastos de recursos em campanha em desacordo com a lei e determino a cassação dos diplomas e conseqüentes mandatos dos representados Maurino Magalhães de Lima e Nagilson Rodrigues de Amoury”, narra trecho.

Em seguida a magistrada determina o imediato afastamento dos representados dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Marabá.

Determinou ainda que o segundo colocado, no caso o deputado estadual João Salame Neto para tomar posse e assumir a titularidade dos cargos de prefeito e vice de Marabá. 

Esta é a segunda vez que ambos são afastados pro crime eleitoral. O juiz Cristiano Magalhães Gomes, no dia 25 de janeiro deste ano, determinou o afastamento de ambos, neste processo por entender que havia um claro interesse protelatório a fim de que a investigação judicial não prosseguisse. 
Maurino Magalhães deve recorrer da sentença para se manter no cargo até que seja julgado o mérito da ação. Na manhã de ontem ele foi notificado, assim como o deputado João Salame, que em princípio, segundo fonte segura, não tem interesse em assumir.



Nenhum comentário: