segunda-feira, 3 de junho de 2013

São Geraldo vive dias de tranquilidade




O município de São Geraldo do Araguaia, localizado no extremo sudeste do Pará, divisa com o estado do Tocantins vive dias intensa paz e tranquilidade.
Pra se ter uma idéia do quanto o município é pacato, neste domingo (2), completou 70 dias sem haver homicídio.
Apesar deste tempo todo, o recorde do município é de 148 dias sem homicídio, segundo informou o capitão Hélio Hernane Oeiras Formigosa, comandante do Destacamento da Polícia Militar.
O Judiciário local, por meio do juiz Celso Quim Filho, bem como o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jorge Barros de Alencas auxilia, na medida do possível a corporação da Polícia Militar.
“A sensação de segurança é importante pra cidade, afinal o cidadão se sentido à vontade investe mais na cidade”, comenta Barros dizendo que ajuda a Polícia de várias formas, mesmo entendendo que o Estado deveria suprir todas as necessidades dos militares.
O atual estado de tranquilidade se deve a algumas medidas simples e que surtem um grande efeito. De domingo à quinta-feira, bares e similares só funcionam até à zero hora. Nas sextas e sábados, o horário é estendido até às 3 horas da madrugada.
A partir deste horário, quem abrir o estabelecimento é advertido e pode ter o ambiente fechado em definitivo. Desta forma, segundo o capitão Oeiras, é possível combater, por tabela, vários crimes como os arrombamentos,  e os roubos.
A cidade, na madrugada, fica praticamente vazia o que facilita as rondas nos bairros e quando os militares vêm alguma pessoa transitando na rua é automaticamente abordado e revistado.
Segundo o militar, a maioria dos homicídios que acontecia em São Geraldo do Araguaia tinha como ingrediente a bebida alcóolica e motivação banal. “Com o fechamento dos bares cessou boa parte destes crimes”, salienta.
De outra parte o militar informou que a maioria das ocorrências policiais envolve violência doméstica e abuso sexual de adolescente, cujo crime é difícil de ser combatido ou prevenido, uma vez que os criminosos são pessoas próximas às vítimas.
Quanto o tráfico de drogas, praticamente inexiste em São Geraldo, bem como roubos, assaltos, ou furtos.
Além do fechamento dos bares os militares contam com outra importante ferramenta de combate ao crime que é participação da comunidade.
Por meio de dois telefones, os moradores repassam informações preciosas acerca das ações criminosas. Um dos telefones fica 24 horas com o capitão Oeiras e outra diretamente na viatura policial que tira plantão. Os números são: 63-8105-9488 e 8121-6974. A identidade é mantida no mais absoluto sigilo.

Nenhum comentário: