terça-feira, 4 de junho de 2013

Vítimas executam assaltante



Neste final de semana em Marabá e região foi muito movimentado na esfera policial. Nada menos do que 16 corpos foram necropsiados no Instituto Médico Legal (MIL), destes, seis são de Marabá e nada menos do que três pessoas foram assassinadas.
Entre os crimes, prevaleceram os homicídios. Em Marabá, na manhã de domingo, vítimas de um roubo fizeram Justiça com as próprias mãos e executaram um acusado de ser assaltante. 
Até o fechamento desta matéria a vítima, um homem, que aparenta ter 25 anos, ainda não tinha sido identificada. Ele foi morto a tiros na Folha 29, próximo ao Cemitério da Saudade.
Neste caso a guarnição comandada pelo cabo Delmiro Costa Siqueira, atendeu uma ocorrência via NIOP onde foi informado que um assaltante havia roubado na Folha 20, Nova Marabá e estava sendo perseguido por algumas pessoas.
O assaltante rumou em direção ao bairro Araguaia, conhecido por invasão da Fanta e em seguida, retornou em direção à Folha 29 quando foi localizado e executado a tiros por uma dupla que estava numa moto Bros, vermelha, placa não anotada.
O policial não narra detalhes desta perseguição, mas nos bastidores da crônica policial marabaense, circulou informação dando conta que a vítima foi executada pelas vítimas dele.
E toda esta movimentação aconteceu em plena luz do dia. Pra se ter uma ideia, o cabo Delmiro Siqueira registrou ocorrência deste crime por volta das 11h30 da manhã de domingo.

Ex-presidiário assassinado a tiros na 33


Outro crime não menos chocante e que pode resultar num trabalho complicado de investigação aconteceu num balneário na Folha 33, rio Itacaiúnas.
Neste local foi assassinado a tiros o ex-presidiário Weslhey Oliveira dos Santos, 26 anos quando se divertia com alguns amigos.
A investigação deste caso está a cargo do delegado Jorge Gilson Carneiro que pode ter algum trabalho para tentar elucidar o crime, pois prevalece a lei do silêncio.
A linha mais provável de investigação poder ser a de acerto de contas envolvendo o tráfico de drogas, contudo somente o curso do trabalho policial é que pode indicar o que de fato está por trás deste crime.
Outros – Ainda em Marabá foi morto a tiros neste final de semana Kaique Farias da Silva, 20. Ele foi a tiros quando estava numa quitinete do residencial Duque de Caxias, bairro Liberdade. A vítima, aparentemente tinha envolvimento com o roubo e tráfico.
Um idoso foi morto a pauladas na rua 31 de Março, bairro Independência. O local é conhecido da Polícia por abrigar vários traficantes e usuários de drogas.
O idoso estava em um bar no bairro Independência e próximo deste local acontecia um velório. Havia algumas pessoas ingerindo bebida alcóolica e a vítima tomou, sem autorização dos “bebuns” um pouco de cachaça no que resultou numa ira e evoluiu para o homicídio.

O corpo dele permanece na Câmara Fria do IML já que até então nenhum parente apareceu para reclamar o corpo. A vítima morava numa chácara às margens do rio Itacaiúnas e havia chegado no bairro Independência há menos de uma semana e acabou sendo assassinado impunemente.

Vítima de provável Acidente Vascular Cerebral faleceu Arionor Carvalho da Costa, 56 anos. Ele estava internado no Hospital Municipal de Marabá, onde faleceu.
Fechando a lista funesta de Marabá, faleceu um homem, que até o fechamento desta matéria ainda não havia sido identificado e faleceu vítima de infarto na Folha 34, Nova Marabá.

Ladrão de gado queimado sepultado São Félix

Outro crime que chocou pela brutalidade aconteceu em São Félix do Xingu, sul do Pará. A vítima seria um ladrão de gado que costumava atacar naquele município e teria sido morto pelas próprias vítimas.
Até o fechamento desta matéria o corpo ainda não tinha sido identificado. De certo é que vítimas do acusado estavam tão enfurecidas que não se contentaram em apenas matar a vítima, mas queimaram o corpo do infeliz e o sepultaram em cova rasa.
Este brutal crime aconteceu no final do mês e maio, mas em função da distância do município em relação ao município de Marabá, somente neste final de semana foi possível fazer o resgate do corpo para tentar identificar a causa da morte.
Os peritos identificaram que a vítima foi morta com vários tiros e traumas diversos, fruto de ação contundente, que pode ser pauladas e teve o corpo queimado.
A respeito da vida pregressa da vida as informações são poucas, mas oficiosamente circulava comentários de a vítima costumava roubar gado em fazendas daquela região e foi executado ao velho estilo, justiça com as próprias mãos.
Vale lembrar, porém que mesmo as pessoas estando enfurecidas por ter sido vítimas do acusado, caso sejam identificadas, podem responder penalmente por homicídio qualificado por motivo torpe.
Mas dificilmente isto deve acontecer, tendo em vista que não se tem informações precisas se houve a abertura de inquérito policial para investigar este crime envolvendo uma pessoa sem “nome” e com a fama de ser “persona non grata”.

Paraupebas segue em ritmo violento

Na esteira do crescimento econômico de Parauapebas em função da extração de mineiro de ferro, vem a onda de violência semelhante às regiões de garimpo o que reflete a falta de investimentos na segurança pública.
Boa parte das pessoas mortas neste município foi vítima de acidente de trânsito, suicídio, ou vítima de homicídio.
Neste final de semana pelo menos cinco pessoas morreram. Uma delas foi Jéssica Vieira da Silva de apenas 19 anos.
Antonio Ferreira, 53 anos foi encontrado pendurado numa corda, na casa dele, em Parauepebas. Ele pode ter cometido suicídio.

Outro que também pode ter cometido suicídio foi o jovem Ricardo Soares Nunes de 22 anos.
Um homem foi assassinado a tiros em Parauapebas e foi trazido para o IML de Marabá onde até ontem estava sem identificação.
Ainda em Parauapebas foi morto a tiros Luiz Santos Araújo. A Polícia tem pouca informação a respeito deste crime.
Outros - Vítima de afogamento em Jacundá morreu o jovem Mateus Rodrigues Costa de apenas 4 anos.
Até então sem identificação alguma, morreu em Itupiranga, na Vila Maravilha um homem que foi assassinado a tiros.
Em Rondon do Pará morreu o jovem Rafael Carvalho dos Santos de apenas 24 anos. Ele foi vítima de acidente de trânsito.

Em Curionópolis, morreu vítima de acidente de trânsito a dona de casa Alaíde Silva Castro, 47 anos.

Nenhum comentário: