terça-feira, 23 de novembro de 2010

Detentos detonam dinamite no Crama

Tentativa de fuga ousada aconteceu no último sábado




Os detentos custodiados no centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama) dão demonstração que estão cada vez mais organizados e dispostos a fugir desta casa de custódia de qualquer maneira.
No sábado um barulho ensurdecedor despertou a atenção de toda a vigilância do Crama. Eram os detentos do Pavilhão A, que tinham detonado uma dinamite e pretendiam realizar uma fuga em massa na modalidade “cavalo doido”.
Outra “banana” de dinamite foi arremessada na guarita 4, porém não detonou. Neste posto estava de serviço o cabo Augusto e soldado Santos Júnior. Tudo aconteceu por volta das 15 horas.
Rapidamente a direção desta casa penal acionou a Polícia Militar, sendo que o Grupo Tático Operacional (GTO), sob o comando do tenente Emmett Alexandre foi até o Crama e abafou a fuga.
Após minuciosa revista nas 46 celas dos pavilhões A, B e C os agentes prisionais conseguiram descobrir outras três “bananas” de dinamite, dez estoques, dois celulares, dois chips e dois cachimbos artesanais que os detentos usam para consumir crack.
Esta casa penal foi projetada para atender no máximo 180 detentos, porém, neste final de semana tinham 425, amontoados em celas que foram projetadas para abrigar 5 pessoas cada. Na ala feminina são 52 presas quando a capacidade é para 25 detentas.



Crama sob intervenção


Por conta da explosão de uma dinamite no pavilhão A do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) enviou nesta segunda-feira o interventor major Mauro Matos para assumir temporariamente a unidade.
A diretora desta casa penal Fabíola Oliveira Lopes foi afastada. Foi ela que registrou ocorrência no sábado acerca da tentativa de fuga.
Em Nota distribuída à imprensa a direção da Susipe informa que foi aberto inquérito policial e procedimento administrativo disciplinar (PAD) para que os fatos sejam apurados.
Informa ainda que a tentativa de fuga aconteceu no último sábado, por volta das 16h, quando terminava a visita de familiares, 16 internos do Centro de Recuperação de Marabá (CRAMA) tentaram fugir detonando explosivos para abrir um buraco na parede do solário do pavilhão A. Mas, somente um foi detonado, os outros foram encaminhados para a Polícia Federal para análise e investigação.
A tentativa de fuga foi frustrada por agentes prisionais, policias militares que faziam a segurança externa da unidade. Imediatamente a Polícia Rodoviária Federal e o policiamento tático foram acionados para dar apoio.
Por medida de segurança foi realizada uma revista nas celas. Duas horas depois a situação já estava controlada. Não houve reféns, nem feridos.
Os reparos no muro do solário já foram feitos. Até o momento, nenhuma transferência foi realizada.

Nenhum comentário: