sábado, 29 de janeiro de 2011

Morte anunciada

Sindicalista assassinado dentro de casa




Ele queria ver a terra dividida como frisa a canção, “Funeral de um lavrador”, de Chico Buarque de Holanda e João Cabral de Melo Neto, porém o máximo que conseguiu foi “uma cova medida é a terra que querias ver repartida”.
Dois pistoleiros em uma moto silenciaram a tiros, na noite do último sábado o sindicalista Pedro de Oliveira Torres, o Pedro Sacaca. Era por volta das 19 horas quando aconteceu o homicídio.
Pelo menos quatro tiros acertaram a vítima. Os dois primeiros tiros foram dados quando Pedro Sacaca estava do lado de fora, o pistoleiro desferiu outros dois quando a vítima estava caída dentro da casa dele, situada na rua das Castanheiras, bairro Jardim União, núcleo Cidade Nova.
Ele coordenava o acampamento “Planta Brasil”, na fazenda Bandeirante, em Itupiranga sudeste do Pará. A propriedade pertence ao coronel da reserva, José Ricardo Barbosa Sobrinho.
A vítima contou ao amigo e também sindicalista, Sebastião Alves de Souza, o Tião Branco que saiu na semana passada do acampamento e estava sendo ameaçada de morte e acabou sendo assassinado dentro de casa.
O Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) já está no caso. Vale lembrar que crimes envolvendo sindicalistas causam um grande clamor popular, muito embora não se tenha uma comprovação que neste caso há alguma ligação com a luta pela posse da terra.
Em se tratando de NIP, via de regra, esta unidade consegue esclarecer os casos em que investiga, já que é considerada a elite da Policia Civil do Pará e detém uma considerável estrutura de trabalho. Continuamos no front e mais novidades a respeito desse caso a qualquer momento.

Nenhum comentário: