sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Assaltantes de banco desafiam a Polícia

Oito assaltos a banco em 41 dias no Pará





Edinaldo Sousa - As quadrilhas de assalto a banco demonstram que estão cada vez mais ousadas. Até ontem, no estado do Pará, havia sido registrado seis roubos a banco.
Destes, três aconteceram na modalidade sapatinho. Os ladrões seqüestram parentes dos bancários e no dia seguinte vão até a agência e obrigam o gerente a abrir o cofre.
Na noite de quarta-feira (9) cinco assaltantes seqüestraram o subgerente do Banco do Brasil, de Rio Maria, Pedro Manoel e na manhã do dia seguinte, um deles acompanhou o bancário até a agência.
Outros três assaltantes davam cobertura do lado de fora em um gol prata, enquanto o 5º assaltante mantinha refém parentes do bancário num matagal próximo ao rio Formiga, distante cerca de cinco quilômetros do centro de Rio Maria.
O assaltante que foi à agência, rendeu vigilantes, funcionários e clientes. Para não despertar a curiosidade das pessoas, o assaltante devolveu o revólver do vigilante, sem munição e ordenou que todos os funcionários e clientes ficassem calmos.
Oficiosamente, do banco foi furtado cerca de R$ 300 mil. O assalto só foi comunicado à Polícia no final da manhã após Pedro Manoel ter se certificado que a família dele estava bem.
A ação dos assaltantes provocou a vinda de uma equipe de investigadores do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) para a região. A qualquer momento pode acontecer prisões de assaltantes de banco.
Pelo menos no caso do assalto em Rio Maria, até o fechamento desta matéria nenhum suspeito havia sido preso.
Ontem pela manhã, o governador do estado do Pará, Simão Robson Jatene, em entrevista à Rádio Clube de Marabá disse que é prioridade zero de sua administração o combate ao crime organizado e que até o primeiro semestre deste ano a população irá perceber tais investimentos.
Ano passado aconteceram 22 assaltos a banco e em 2009, os ladrões atacaram 18 municípios. Boa parte das quadrilhas é de outros estados e geralmente se unem com os assaltantes do Pará para roubar.



Cidades assaltadas este ano



São Félix do Xingu
São Geraldo
Santana do Araguaia
Santa Maria das Barreiras
Brejo Grande do Araguaia
Baião
Rio Maria
São Caetano de Odivelas

Nenhum comentário: