terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Assaltantes de banco à vontade no Pará

Apesar de todos os esforços dos órgãos de segurança pública, escutastelefônicas e policiais vasculhando diversos municípios onde o policiamento é diminuto, mesmo assim os assaltantes de banco dão show de estratégia e roubaram os bancos no estado do Pará sem o menor problema.
Pra se ter uma idéia, nestes dois primeiros meses, aconteceu cinco assaltos a bancos. O mais recente ocorreu na manhã de terça-feira em Baião, no Nordeste paraense.
Pelo menos 12 assaltantes invadiram a cidade e roubaram o Banco do Brasil. Na fuga levaram três camionetes e boa parte de clientes que estava no banco. Os ladrões estavam fortemente armados e deram vários tiros para cima para evitar qualquer aproximação da Polícia.
Em março do ano passado, uma quadrilha assaltou este mesmo banco e matou um policial militar.
Em Brejo grande do Araguaia, oito assaltantes invadiram a agência do Banpará e roubaram mais de 200 mil reais.
Em Santana do Araguaia, município localizado no sul do Pará, fronteira com o Mato Grosso, dia 2 de fevereiro, dez assaltantes roubaram simultaneamente o Banco do Brasil e do Bradesco, de onde levaram quase dois milhões.
Em São Félix do Xingu, dia 18 de janeiro, também no sul do Pará, os assaltantes adotaram a modalidade “sapatinho”, cujo crime se perpetra quando os ladrões rendem parentes do gerente, ou tesoureiro das agências bancárias e no dia seguinte vão até as agências e sacam o dinheiro.
Um dia após roubarem em São Félix do Xingu, os assaltantes atacam em São Geraldo do Araguaia. Eles também usaram a modalidade sapatinho, e sem disparar um único tiro, roubaram mais de R$ 500 mil.
Nunca é demais lembrar que o Núcleo de Inteligência da Policia (NIP) monitora as ações das quadrilhas, tanto que havia o indicativo de que poderiam acontecer assaltos na região.
Porém os policiais não sabiam em quais municípios os ladrões pretendiam atacar. Uma das suspeitas seria em Jacundá, tanto que houve um reforço no contingente policial.
Enquanto este município recebia atenção máxima os ladrões optaram em atacar Santana do Araguaia, Brejo Grande e agora Baião.
Vale lembrar que nenhum assaltante de nenhum destes casos foi preso até então, embora a Divisão de Roubo a Banco, sob a coordenação do delegado Luiz Guilherme Navarro Xavier esteja investigando tais roubos.

Nenhum comentário: