terça-feira, 31 de maio de 2011

Investigador baleado por traficante


Machado, ao centro transferido para Belém agora pela manhã



Durante refrega, ocorrida na madrugada de domingo (29), com traficantes de Morada Nova, município de Marabá, o Investigador de Polícia Civil (IPC) Kleber Santiago Machado saiu baleado na face.

Ele foi socorrido e está internado no Hospital Regional de Marabá e aparentemente não corre risco de morte. Hoje pela manhã deve ser transferido de helicóptero dos Bombeiros para Belém.

Machado estava de plantão na Divisão de Homicídios de Marabá juntamente com o investigador Germano Arnoud Figueiredo e o delegado Victor Costa Lima Leal.

Victor Leal que esta especializada recebeu um comunicado via CIOP, que havia ocorrido um homicídio em Morada Nova, por volta das 2 horas da madrugada e foram até o local para constatar a informação e levantar dados referentes ao caso.

Quando chegaram na rua Piauí, por volta de 2h10 horas da madrugada, se deparam com uma vítima que mais tarde foi identificada por Moisés
Alves da Silva 21 anos, que foi morto a tiros.

No palco do crime, conta o delegado Victor Leal, os policiais levantaram que a vítima seria “avião” do tráfico e teria sido assassinado por uma pessoa que seria filho de Cícero Silva Santos, o Cícero do Ferro Velho, apontado pela Polícia como sendo traficante que atuava naquela rua.

Ato contínuo, os policias, foram até a casa de Cícero do Ferro Velho, situada na rua Piauí, 150, Morada Nova e renderam Antonio José do Nascimento Viana 19, Maria de Fátima do Nascimento Viana 20 anos esposa do Antonio, Francisco Oliveira Santos 21 e uma adolescente de 13 anos.

Nesta casa os policiais localizaram diversos objetos, que podem ter sido adquiridos com o tráfico de drogas, além de 33 petecas de crack e diversas armas de fogo e munições. (Ver Box).

Ainda de acordo com o delegado Victor Leal, as pessoas estavam dominadas dentro da casa quando deu início uma série de tiros de arma de fogo disparados por uma pessoa que estava do lado de fora da casa.

Neste momento, Antonio Viana teria esboçado reação e apanhado um revólver calibre 38, e disparado nos policiais, que por sua vez revidaram ao fogo inimigo atingindo a vítima no tórax. Ele morreu na manhã de domingo, após ser socorrido e levado para o Hospital Regional de Marabá.

Neste ínterim o investigador Machado foi alvejado na face. Os balins arrancaram um dente frontal do investigador sendo que uma carga de chumbo ficou alojada na face dele, um pouco abaixo do olho direito.


Policiais acuados por traficante



Segundo o delegado Victor Costa Lima Leal os investigadores, por estarem em menor número ficaram literalmente acuados ante a quantidade de tiros disparados de dentro do mato na casa onde estavam dando a batida policial.

O atirador, segundo o delegado efetuava disparos de dentro de um matagal, o que dificultava o revide. “Pedi apoio, demorou um pouco, mas fomos resgatados”, comenta.

Vale lembrar que o apoio inicialmente foi dado pelo delegado Francisco Bismarck e o investigador Denys Herlyn Penedo Bessa e assim que a viatura da Polícia Civil se aproximou da casa o atirador efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu a cabine do veículo e por muito pouco não atinge o investigador.

O atirador, segundo fonte segura da Polícia seria Cícero Silva Santos, o Cícero do Ferro Velho. A reportagem levantou que este acusado, recentemente sofreu ameaça de morte de um acusado de ser traficante de prenome Cleber, conhecido por Pit Bul.

Ambos, segundo a Polícia, disputam de ponto de droga na rua Piauí, sendo que Pit Bul teria ameaçado de morte os filhos de Cícero do Ferro Velho, motivo pelo qual ele teria se armado e partido pra cima do desafeto e efetuado alguns disparos de arma de fogo no concorrente.

Esta versão foi confirmada por duas testemunhas, Edison de Lima 43 e Ubiratan Gomes da Silva 29, os quais dizem acreditar que Cícero do Ferro Velho pode ter confundido os policiais com pessoas ligadas ao acusado de ser traficante Pit Bul, motivo pelo qual iniciou o tiroteio.

Os três presos foram autuados por tráfico de drogas, posse ilegal de arma e formação de bando, ou quadrilha, no caso do Antonio Viana, a qualificação dele cessa uma vez que faleceu.

Quanto ao pai dele, o Cícero do Ferro Velho o delegado Vinicius Cardoso das Neves abriu inquérito policial que pode ensejar no pedido de prisão preventiva dele.


Moisés pagou divida com a vida




Após o desfecho dessa ocorrência policial na madrugada de domingo em Morada Nova, ocasião em que o investigador Kleber Santiago Machado foi baleado e o acusado de ser avião do tráfico Moisés Alves da Silva 21 anos pagou a conta com traficante com a vida.

Ele, de acordo com o delegado Victor Costa Lima Leal era o responsável em vender o crack naquela rua, porém teria usado a droga e estava devendo para um traficante que seria filho do Cícero do Ferro Velho e acabou sendo assassinado.

Este é só mais um caso envolvendo viciados e traficantes, que geralmente não perdoam dívidas de drogas e matam, ou mandam matar àqueles que por ventura ousar em não pagar uma dívida.


Objetos apreendidos


2 Aparelhos de telefone celular
1 Espingarda calibre 20
1 Espingarda calibre 12 cano duplo
1 Espingarda por fora
1 Revólver calibre 32
1 Revólver calibre 38
15 Munições intactas calibre 12
3 Munições intactas 28
3 Cartuchos deflagrados calibre 12
1  Munição calibre 30
5 Munições intactas calibre 38
3 Munições calibre 32
1 Munição deflagrada calibre 32
33 Petecas de substância entorpecentes (crack)
1 Balança de precisão marca sunrise
1 Embalagem contendo pólvora
1 Embalagem contendo chumbo
1 Embalagem contendo pó branco desconhecido
1 Gandola camuflada
Cento e quarenta e oito reais



Nenhum comentário: