segunda-feira, 30 de maio de 2011

Testemunha pode ter sido assassinada por pistoleiros






A Polícia investiga para tentar identificar quem matou e porque matou o colono Eremilton Pereira dos Santos, o Bilinga 25 anos, cujo corpo foi localizado no último sábado (28) dentro de um terreno pertencente ao colono João Pereira de Sousa 62, no Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira (PAEX).

As circunstâncias desse crime é um completo mistério, porém um detalhe importante chamou a atenção das autoridades, Eremilton dos Santos, involuntariamente deu informações aos prováveis pistoleiros, que na manhã da última terça-feira (24), mataram o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva 54, e a esposa dele, Maria do Espírito Santo da Silva 53, no assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira PAEX, em Nova Ipixuna, sudeste do Pará.

Os pistoleiros perguntaram ao colono como faziam para chegar até o Porto do Barroso, exatamente o mesmo lugar para onde ele saiu da casa dele na quinta-feira (26). Bilinga disse que iria comprar peixe e não retornou.

Parentes da vítima acreditam que Bilinga pode ter sido morto pelos mesmos pistoleiros do ambientalista, uma vez que a vítima não tinha nenhum tipo de desavença com terceiros.



Corpo de Eremilton dos Santos foi localizado numa mata fechada

 

Medo de morrer causa migração



Diante dos três últimos homicídios que aconteceram no PAEX, semana passada o colono João Pereira de Sousa 62 pensa em abandonar uma terra de cem hectares, onde cultiva diversas árvores frutíferas há 17 anos.

O medo de morrer é o principal indutor dessa fuga. Recentemente ele disse que recebeu proposta de compra da madeira do lote dele, porém se recusou em vender e estaria sendo ameaçado.

“Aqui é assim se falar demais morre e com essas coisas (homicídios) que estão acontecendo ultimamente a gente fica desnorteado”, comentou dizendo que está velho, cansado e com a morte dos ambientalistas, José Claudio Ribeiro da Silva 54 a esposa dele, Maria do Espírito Santo da Silva 53, de certa forma ficou desiludido com a terra.

“Foram eles quem me deram essa terra, me incentivaram a plantar e agora são assassinados pra mim é uma tristeza muito grande e aqui não fico mais, pois está muito perigoso”, sentencia.


João Pereira diz que corre risco de morrer caso fique no assentamento


Desmatamento intenso no PAEX


O Ibama deslancha operação de combate ao desmatamento no Assentamento Praialta Piranheira (PAEX) e identificou 14 pontos de retirada ilegal de madeira e 13 clareiras para a retirada de lenha.
O PAEX foi formado em 1997 e tinha proposta de trabalhar o extrativismo mantendo a floresta em pé, porém com o passar dos anos praticamente toda a floresta foi retirada, restando apenas cerca de 20%  de um universo de 22 mil hectares.
Os extrativistas: José Cláudio Ribeiro da Silva 54 e Maria do Espírito Santo da Silva 53, assassinados no último dia 24 de maio denunciavam e cobravam operações de combate ao desmatamento naquela área.
Cerca de 20 agentes federais da operação “Disparada” permanecem por tempo indeterminado. Dois tratores foram apreendidos, dezenas de fornos de carvão foram destruídos e assentados autuados por crime ambiental.


A foto, de Nelson Feitosa, revela o quanto o PAEX está desmatado


Nenhum comentário: