sábado, 25 de junho de 2011

Máfia dos precatórios desmantelada

Bethoven dos Santos: "Tô nem ai"




 
Os dez acusados de integrar uma rede da máfia dos precatórios, presos na manhã da última quarta-feira (22) em Belém, Novo Repartimento, Marabá e São Luís-MA foram transferidos para presídios em Belém.

Os acusados se beneficiavam de pagamento de indenizações deferidas pela Justiça Federal no Estado do Pernambuco, sendo que os saques estavam sendo realizados no Banco do Brasil e Novo Repartimento. Pelo menos 2 milhões foram sacados nos últimos seis meses.
De acordo com o delegado João Bosco Rodrigues Júnior, diretor da DPE, as investigações tiveram início no final de fevereiro deste ano, após o Banco do Brasil detectar que quantias em dinheiro referentes ao pagamento dos precatórios estavam sendo sacadas em espécie na agência de Novo Repartimento.
Durante a análise dos saques, o Banco do Brasil constatou que 11 pessoas estavam sendo beneficiadas com os saques ilegais. Elas não tinham qualquer vinculação com as ações de indenização impetradas por servidores públicos no Estado de Pernambuco e que conquistaram direito, via judicial, de receber as quantias referentes ao pagamento de indenizações.
“Documentos usados para efetuar os saques em Novo Repartimento eram falsos e os valores estavam depositados em contas bancárias de uma agência do BB em Recife”, apurou João Bosco.
Ente os presos, figura o vice-prefeito de Novo Repartimento, Roberto Aparecido de Passos, a gerente do BB, Antônia Lemos de Moraes, o marido dela Marivaldo de Moraes, Etelvina Carvalho da Silva; o casal Dogival Francisco da Silva e Glauciane Ferreira da Silva; Marta Íris Ribeiro de Souza; Marcleison Brandão de Oliveira.

Acusado vai “compor” na cadeia


Ele tem o nome do compositor clássico Ludvig van Beethoven, porém o talento é voltado para ganhar dinheiro fácil e de forma questionável. Trata-se do empresário Bethoven Claiton Lopes dos Santos, preso na casa dele na rua Rio Vermelho, bairro Novo Horizonte em Marabá.

Na casa do acusado os policiais apreenderam três carros, um Honda, um Fox e um Golf. Os veículos, e o acusado foram transferidos para Belém. Os carros podem ter sido comprados com o dinheiro desviado, hipótese que está sendo investigada pela Polícia.

Em São Luís, do Maranhão, duas pessoas são acusadas de envolvimento no esquema, porém apenas Diogo Costa Carvalho, que reside em Marabá foi localizado e preso. Ele seria um dos líderes do golpe.

A investigação apontou que a gerente do Banco do Brasil, Antônia de Moraes é considerada peça-chave e principal articuladora do esquema de desvio de dinheiro.
Dentro do inquérito, a Polícia Civil investiga ainda fraudes em licitações na Prefeitura de Novo Repartimento, sendo que alguns dos acusados podem ter envolvimento.


Presos

Dogival Francisco da Silva
Roberto Aparecido dos Passos
Bethoven dos Santos
Marcleison Brandão de Oliveira
Marivaldo de Moraes e Silva
Glauciane Ferreira da Silva
Marta Íris Ribeiro de Souza
Etelvina Carvalho da Silva
Antonia Lemos Braga de Moraes


Nenhum comentário: