segunda-feira, 31 de março de 2014

Hemopa e Hospital Regional: uma corrente pela vida




Termina na sexta-feira (28) a “21ª Campanha de Doação de Sangue” do Hemocentro Regional de Marabá (HRM), em parceria com o Hospital Regional Público do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" (HRSP), sob gestão da Pró-Saúde ABASH.

O objetivo da ação é difundir entre o corpo clínico do hospital, familiares, amigos de pacientes e a comunidade em geral, a importância da doação de sangue para repor o estoque técnico do Hemocentro Regional, com meta de coletar 120 bolsas/dia.

Segundo Maria do Socorro Leão de Almeida, coordenadora da Agência Transfusional do Hospital Regional, todas as campanhas realizadas pela parceria entre Hemopa e HRSP, por meio do grupo “Amigos de Sangue”, têm alcançado os objetivos.

“O que a gente pretende é elevar o estoque de sangue do Hemocentro, já que sangue não se fabrica; sangue tem que ser doado por pessoas solidárias e isso a gente encontra aqui no Hospital Regional. Há uma prevalência de doações muito grande por parte dos próprios colaboradores, que são incentivados durante a campanha e durante toda a rotina de trabalho dele”, explica.

Entre os doadores desta terça-feira (25), estava Roseli Scheidegger Oliveira, residente no Núcleo Cidade Nova. Ela escolheu o dia do seu aniversário para dar um presente a outros.

“Estou completando ano hoje e estou doando sangue. O meu presente é salvar uma vida. É muito importante cada um ter a consciência de poder ajudar o próximo, seja quem for”, comenta a doadora.

Para se ter uma ideia da importância da campanha entre Hemopa e Hospital Regional, que vem sendo feita desde a inauguração da unidade hospitalar, há sete anos, essa iniciativa acabou servindo de modelo para outros hospitais, inclusive na capital, segundo Socorro Leão.

“Nós levantamentos a bandeira inicial e podemos perceber agora recentemente no Metropolitano (em Belém), conseguiram formar um grupo, fizeram a oitava campanha. A gente plantou essa semente e vários municípios estão comprando essa ideia e estão formando seus grupos de mobilização de doadores”, relata.

O Hemocentro Regional de Marabá, que atende 38 municípios da região sudeste do Estado, tem uma média mensal de 600 doações.

No caso específico do Hospital Regional, existe uma grande quantidade de pacientes vítimas de politraumatismos, que precisam ser submetidos a várias cirurgias, portanto necessitam de mais uma transfusão de sangue.



Serviço:

O Hemocentro Regional de Marabá (HRM) fica na Rod. Transamazônica, Quadra 12, S/N, entre Av. Hiléia e Av. Amazônia. Bairro Amapá. Marabá-PA. Horário de funcionamento para coleta de 7h30 às 12h30. Fone: (94) 3312-9150/9155. Alô Hemopa: 08002808118.

O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará fica na Rodovia PA 150, S/N (altura do Km 7), Nova Marabá. Marabá-PA. Fone: (94) 3323-3588.

Nenhum comentário: