quarta-feira, 2 de abril de 2014

Carcará se adapta à cidade

Carcará estraçalhando uma lagartixa






Não é à toa que a ave de rapina, o carcará é conhecido por devorar tudo o que for comestível e não importa se está em um ambiente selvagem, ou urbano, tudo vira refeição.

Em um flagrante registrado pelo jovem estudante Gabriel Maia, 12 anos, a ave devora uma lagartixa tranquilamente, dilacera o couro com o bico potente dele, que mais parece uma navalha afiada.

O flagrante foi registrado recentemente quando a ave pousou no quintal da casa do estudante, na Folha 17, Nova Marabá para, sossegadamente desfrutar da refeição.

Por outro lado, tal episódio, revela o quanto o urbanismo está influenciando no reino animal, ou seja, cada vez, a cidade invade a selva e resta aos animais a adaptação.


Por conta da correria do dia a dia, compromissos diversos dos seres humanos, este fenômeno passa despercebido, não para o jovem Gabriel Maia, que flagrou o animal em plena refeição. É o Carcará, que pega, mata e come. 

Outro carcará adaptado, “mora” no prédio da Polícia Federal em Marabá onde construiu um ninho numa árvore de “Sumaúma” e ataca quem ousar se aproximar do ninho.

Uma destas vítimas foi o motoboy, Osvaldo Beija Flor, que tomou um susto daqueles, mas exaltou a reação do animal, que afinal defendeu a prole. (E.S.)

Nenhum comentário: