sábado, 13 de novembro de 2010

Quadrilha se preparava para roubar banco em Jacundá

Vereador integrava quadrilha de roubo a banco



Edinaldo Sousa - Quando o banditismo chega ao Parlamento. É o caso do vereador de Santa Quitéria, no leste maranhense, Valdinar dos Santos Carvalho, preso na última quarta-feira, juntamente com Francisco Lima Sales, Renan Araujo do Nascimento e Fabio Ribeiro dos Santos. Eles trafegavam em dois carros na BR-010 quando foram presos.
Eles estão sendo acusados de integrar uma quadrilha de roubo a banco e pretendiam atacar o Banco do Brasil e Jacundá, no sudeste do Pará, a exemplo do que aconteceu em março deste ano.
O quarteto foi autuado por formação de bando, ou quadrilha e porte ilegal de armas, tendo em vista que transportavam duas escopetas calibre 12, com as quais pretendiam roubar o banco.
A prisão foi fruto de uma ação articulada envolvendo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Pará e do Maranhão.
O bando, de acordo com o delegado Antonio Carlos Beaubrun Júnior, titular da Polícia Federal de Marabá já estava sendo monitorado e os policiais detinham informações que de fato pretendiam atacar o Banco do Brasil de Jacundá.
O bando trafegava em dois carros quando foi interceptado pelos policiais que aguardavam por eles na BR-010 em Dom Eliseu, sudeste do Pará, divisa com o estado do Maranhão.
Era por volta das 13h30, da última quarta-feira (10) quando os policiais interceptaram os dois veículos: um Ford Fiesta, preto, placa NSI 2440 e um Honda Civic LX, dourado, placa, HPO 4691.
No Honda Civic foram encontradas 2 armas de calibre 12, um silenciador caseiro e quebra chama, além de 58 munições calibre 12. Na abordagem do Honda civic, um indivíduo não identificado conseguiu fugir se embrenhando no mato.
Segundo informações do delegado Antonio Carlos Beaubrun Júnior, o veículo monitorado pela PF seria o Fiesta. Ao aproximar-se do posto da PRF, provavelmente perceberam a movimentação na frente do posto e entraram em rua antes do posto e logo em seguida entrou também o segundo veículo o Honda Civic, este não estava sendo monitorado.
Os policiais perceberam a manobra e ao efetuaram as abordagens o Civic foi abandonado e trancado à chave e no Fiesta estavam três elementos. Foi acionado o serviço de chaveiro que abriu o Civic e nele foram encontrados os armamentos.
A Polícia Federal, segundo Beaubrun Júnior, trabalha agora para tentar identificar o restante do bando e posteriormente pedir as respectivas prisões preventivas deles.
Em relação ao vereador, os policiais, em princípio, duvidaram da informação e imaginaram que uma carteira daquele parlamento seria falsa, porém fonte segura da Polícia Civil de Dom Eliseu confirmou de fato Valdinar Carvalho é mesmo vereador.
A respeito das armas nos dois carros os acusados não quiseram comentar nada com a imprensa. Eles continuam presos em Dom Eliseu, mas podem ser transferidos para Belém dado a periculosidade do quarteto e também da possibilidade de haver um resgate deles.


Armas apreendidas

2 Escopetas calibre 12
1 Silenciador caseiro

Munições

58 Cartuchos cal. 12


Veículos

1 Ford Fiesta, de cor preta, placa NSI 2440/PA,
1 Honda Civic LX, de cor dourada, placa, HPO 4691/MA


Outros

7 Aparelhos celulares
R$ 177,00 cento e setenta e sete reais em dinheiro
2 Cartões de crédito
Documentos pessoais
2 CRLV´s






Assaltante de banco preso em Tailândia



Agentes da Delegacia de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRCO) prenderam na tarde da última quinta-feira (11) o acusado de ser assaltante de banco, José Carlos, o “Hulk”, ou “Maranhense” na Vila Palmares, em Tailândia, nordeste paraense.
O acusado já estava sendo procurado há algum tempo e contra ele havia um mandado de prisão preventiva decretada pela Comarca do Maranhão, tendo em vista que ele estava sendo apontado como um dos autores do roubo ao banco de Buruticupu-MA.
O assalto mais recente a este banco aconteceu dia 8 de novembro deste ano de onde teriam participado cerca de dez assaltantes que teriam levado cerca de R$ 2 milhões.
A DRCO trabalhou nesta prisão em parceria com o Núcleo de Inteligência da Polícia do Maranhão, que informou ao delegado Luiz Guilherme Navarro Xavier, titular da DRCO, que por sua vez determinou à equipe de investigadores que se deslocasse para Tailândia para capturar o acusado.
Disfarce – Participaram desta prisão, investigadores do Pará e do Maranhão, que se infiltraram na área como compradores de terra naquela região.
Com isso conseguiram identificar o acusado, que por sua vez tentava se passar por produtor rural, mas nas horas vagas atua como assaltante de banco.
Com o dinheiro dos roubos a banco, José Carlos teria comprado uma camionete, uma serraria na cidade de Buriti cupu e enterrado uma parte no terreno desta serraria.
O acusado foi recambiado para a cidade de Buriticupu, onde tramita o inquérito contra ele. (E.S.)

Nenhum comentário: