terça-feira, 10 de maio de 2011

Educação rural



Santa Bárbara inicia programa jovem aprendiz



A Agro Santa Bárbara, maior empreendimento pecuário de gado a pasto do Brasil, coloca em prática um dos seus mais importantes compromissos: a formação profissional e social dos jovens do Sudeste do Pará, onde a empresa está presente.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Agro Santa Bárbara inicia o Programa Jovem Aprendiz, que objetiva dar a primeira oportunidade de trabalho para os filhos e parentes de funcionários das fazendas da empresa.

O programa é regulamentado pela Lei 10.097/00, que consolida dispositivos da Constituição Brasileira, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pelo Decreto nº. 5.598/05.

“O ingresso do jovem no mercado de trabalho é um dos grandes desafios do nosso tempo e, portanto, uma questão crucial para a sociedade brasileira, ressalta Carlos Rodenburg, presidente da empresa.

Para ele, as empresas, que agora enfrentam mercados globalizados e extremamente competitivos, necessitam investir cada vez mais na educação e na formação de sua força de trabalho.

“O jovem aprendiz é o profissional do futuro. Terá conhecimento amplo que vai desde noções de cidadania, legislação, organizações comunitárias, turismo rural e educação ambiental até as práticas profissionais especificas das atividades agropecuárias, podendo atuar em qualquer área nas empresas rurais”, enfatiza Manoel Pereira Junior, Coordenador Pedagógico do Senar-PA e Coordenador do Programa Jovem Aprendiz Rural Pará.

O Programa Jovem Aprendiz da Agro Santa Bárbara e Senar começa com duas turmas de aproximadamente 10 alunos cada, todos eles filhos ou parentes de funcionários da empresa, residentes nas propriedades, com idade entre 14 e 18 anos.

O programa é composto por 400 horas de aulas teóricas intercaladas com atividades práticas e terá duração de 21 meses.

O currículo aborda as peculiaridades do meio rural, as características do negócio e a informática, permitindo aos jovens desenvolverem atividades controladas em ambientes protegidos com oportunidades de conciliar estudo e trabalho, geração de renda e qualidade de vida.

“A expectativa da Agro Santa Bárbara vai além de simplesmente cumprir a legislação vigente. Esperamos criar e proporcionar aos jovens que residem em nossos estabelecimentos a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, alinhava Rodenburg.

“Essa é uma iniciativa que favorecerá tanto a empresa quanto a sociedade. A dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada para trabalhar na agricultura e na pecuária é muito grande na região e o nosso intuito é capacitar os jovens sem fazer com que precisem sair da escola”, complementa a Instrutora Silvana Tavares, do Senar.


Melhoramento genético visa ampliar produção do rebanho bovino



Nenhum comentário: