terça-feira, 10 de maio de 2011

Munição daria para trocar tiros uma hora



A munição furtada do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º) em Marabá, no último dia 29 de abril, daria para abastecer pelo menos vinte  fuzis de calibre 7.62 e seguramente, duraria cerca de uma hora numa eventual refrega com a Polícia.

A conclusão superficial é de um policial civil que integrou as investigações do furto em Marabá. Deste quartel foram furtados exatos 1.740 munições e diversos outros objetos. Ver Box.

Neste furto teve a participação direta dos soldados: Khiriney Cabral Alccaihuaman, Antonio Nascimento Barros e Francisco da Silva Mendes, que teriam facilitado a entrada do ex-soldado Fernando Marinho Sousa ao paiol onde a munição e apetrechos militares ficam guardados. Neste caso, dez pessoas foram presas, com participação direta e indireta.

Os civis presos são: Entre os presos estão José Roosevelt Araújo Carvalho, Weslei Rabelo Castelo Branco (22), Júlio César Silva (o Bodão, de 36 anos), Claudson Pereira de Sousa (25), além de Fernando Marinho de Sousa (21) e Rafael Silva Carneiro, estes dois últimos ex-militares do

Todos foram autuados pelo delegado Francisco Bismarck Borges Filho, por furto qualificado, formação de bando, ou quadrilha, porte de munição de uso proibido além de corrupção de menor, tendo em vista que uma adolescente de 17 anos havia sido cooptada pelo bando.

Os civis estão custodiados no Centro de Recuperação de Marabá (CRM), enquanto os três militares estão presos no quartel do 52º BIS e são submetidos a Inquérito Policial Militar (IPM) e ao final podem ser expulsos.

O furto revelou o quanto o paiol, apesar de ser um local, que presumivelmente seria seguro, acabou violado e furtado.

O episódio também ensejou uma convocação de uma entrevista coletiva por parte do general Humberto Francisco Madeira Mascarenhas, que ventilou a possibilidade de instalar equipamentos eletrônicos de monitoração no paiol.

Objetos apreendidos


1.740 Munições de 7.62
Quatro coldres
Sete cintos
Dois capuz
Doze calças camufladas
Doze bermudas camufladas
Duas mochilas
Oito camisas
Quatro gandolas
Sete boinas
Dois pares de meias
Quatro pares de coturnos
Um colete à prova de balas
Uma rede camuflada
Um kit de sobrevivência
Uma tesoura de corte (alicate)
Um projétil de calibre 32
Quatro celulares
Um celta, placa gol NSJ-5442
Um gol, placa GML-3749





Nenhum comentário: