Manhã de segunda-feira (9) o idoso Joaquim Pereira Silva, 70 anos, morreu ao tentar cruzar a Estrada de Ferro Carajás (EFC), à altura do Quilômetro 729, trecho que dá acesso ao bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por Invasão da Coca-Cola.
A vítima seguia em direção à BR-155, de onde pegaria uma condução e iria até uma pequena propriedade dele, no município de São Domingos do Araguaia.
A esposa da vítima, Maria de Jesus Silva comentou que ele tinha problemas de audição e visão e podem ter contribuído para que não visse e nem ouvisse a buzina do trem.
O corpo da vítima foi arrastado por alguns metros e boa parte dos órgãos foi arrancado, inclusive a perna direita foi arrancada e boa parte da cabeça foi dilacerada.
Viaduto - Mas independentemente das deficiências do idoso, voz corrente entre os moradores da invasão da Coca-cola, que está mais do que na hora da Vale implementar medidas que visam ampliar a segurança dos transeuntes.
Uma destas medidas seria a construção de um viaduto para permitir a passagem de trem e de pessoas ao mesmo tempo, sem que na haja risco para a segurança.
Outra medida, segundo o presidente da Associação dos Moradores, João Paiva de Sousa, seria a construção de telas em ambas as partes da ferrovia, no perímetro urbano a fim de conter a presença de crianças no local.
No trecho compreendido entre o viaduto do Quilômetro Seis, até a cabeceira da ponte rodoferroviária, conta o sindicalista, é muito comum a presença de crianças.
“Eles brincam nos trilhos é perigoso, portanto está mais do que na hora da Vale construir cercas de contensão a fim de evitar mais mortes e acidente”, revela.
O sindicalista contou que desde o início da formação do bairro, em 2005, houve alguns acidentes, sendo que três deles envolvendo vítimas fatais e outros de menor potencial.
Em nota que vai publicada abaixo, a empresa lamenta a morte, porém não responde aos questionamentos da população em relação a novas medidas de segurança no local.
Empresa lamenta a morte
A Vale lamenta informar que na manhã desta segunda-feira, 9 de maio, houve um atropelamento na Estrada de Ferro Carajás (EFC), na região de Marabá, Sudeste do Pará.
O fato ocorreu quando um pedestre cruzou a linha férrea na passagem de nível, que estava sinalizada, no Km 729. A Vale comunicou o fato à Polícia Civil de Marabá e os peritos do Instituto Médico Legal (IML).
A Vale reitera seu compromisso com a segurança de suas operações, bem como das comunidades que se encontram na área de influência da ferrovia.
A empresa também esclarece que investe constantemente em programas e ações socioeducativas que visam a conscientização das comunidades sobre os cuidados necessários para a convivência segura com a ferrovia, tais como não andar sobre os trilhos, respeitar as faixas de segurança e usar somente pontos de travessia próprios para o cruzamento da linha férrea. Todo o atendimento à família da vítima esta sendo realizado.
Trem cargeueiro esmagou corpo de ancião |
Nenhum comentário:
Postar um comentário