domingo, 22 de abril de 2012

Promotor investiga contrato milionário

Em dois anos, Prefeitura pagou quase 7,5 milhão por piçarra


O promotor público de Marabá Ramon Furtado deflagrou na tarde da última quinta-feira (19) operação que visou apreender documentos nas secretarias de finanças e obras de Marabá.

O objetivo é pra dar continuidade a uma investigação que está sendo conduzida por ele e que apura provável superfaturamento em contrato milionário de fornecimento “piçarra” entre a empresa M.M.Fronczak-ME, localizada no Km 14 da Rodovia BR-230, sentido Itupiranga, pertencente ao empresário Mário Marcelo Fronczak Rocha e a Prefeitura de Marabá.

O contrato seria da ordem de 20 milhões. O empresário, contudo, em linha direta com esse post nega que tenha recebido tais valores, porém confirma que ganhou uma licitação na modalidade preção presencial e de fato tem uma espécie de acordo onde fornece piçarra para a Prefeitura de forma escalonada e que tem todos os mapas contendo as quantidades de material fornecido.

Apesar de negar que tenha recebido algum valor, consta no site oficial da prefeitura (marabá.pa.gov.br) pelo menos 15 pagamentos diversos entre 20 de janeiro de 2.010 a 21 de dezembro de 2.011 e perfazem R$ 7.454.673,02.

Pra se ter uma ideia, no mês de novembro de 2.011 o site aponta que houve três pagamentos. Nos dias 10, 21, e 30. Juntos somam R$ 1.935.802,10.

Outros dois pagamentos instantâneos aconteceram nos dias: 4 e 6 de janeiro de 2.011, bem como nos dias 11 e 16 de maio.

São estes supostos pagamentos que o promotor pretende levantar a passar a limpo, se de fato todo o material que constam nos mapas foram aplicados nas ruas de Marabá.

A investigação tramita em segredo de Justiça, motivo pelo qual o promotor Ramon Furtado não forneceu números sobre a volumetria da piçarra que teria sido colocada nas ruas, para assim fazer uma comparação com os valores pagos, bem como quanto custa um metro, ou tonelada deste material.



Ramon Furtado desconfia que dinheiro público foi mal aplicado 

Nenhum comentário: