terça-feira, 14 de junho de 2011

Sem terra assassinado em acampamento



 


Mais um crime ocorreu no campo na região sudeste do Pará. Desta vez o alvo foi o trabalhador rural sem terra Obede Loyola Souza 31 anos, assassinado no dia 9 de junho deste ano dentro do Acampamento Esperança, município de Pacajá. Ele era casado e pai de três filhos, todos menores.

Segundo informações da Comissão Pastoral da Terra de Tucuruí, Obede Souza foi executado com um tiro de espingarda calibre 20 ou 28, dentro do ouvido.

Os pistoleiros teriam mandado a vítima se deitar de lado, encostado a boca da espingarda em seu ouvido e disparado. Ele estava sozinho em casa, mas foi forçado a ir com os pistoleiros para fora de casa, pelo menos uns quinhentos metros fora da casa onde foi executado.

O corpo da vítima só foi encontrado no sábado (12), por volta das 14h e levado para a cidade de Tucuruí, onde foi registrado Boletim de ocorrência Policial.

Após o corpo ter sido liberado para o sepultamento, já no cemitério, agentes da Força Nacional, que estão na região desde o dia 8 de junho, suspenderam o enterro e levaram o corpo para perícia em Belém.

A CPT afirma que são escassas as informações em torno da morte do colono e não se sabe exatamente o motivo que provocou o assassinato da vítima.
Sabe-se, contudo, que no início deste ano, Obede Souza discutiu com alguém que representa na região o interesse de grandes madeireiros pelo fato de estarem extraindo madeira de forma ilegal.

No dia do assassinato pessoas viram entrando para o Acampamento uma camionete de cor preta com quatro homens dentro. Os vidros da camionete estavam abaixados. Quando perceberam que estavam sendo avistados imediatamente suspenderam os vidros.

Na mesma época que Obede Souza discutiu com essas pessoas ligadas a representes dos grandes madeireiros da região, Francisco Evaristo, presidente do Projeto de Assentamento Barrageira e tesoureiro da Casa Familiar Rural de Tucuruí, também discutiu com eles pelo mesmo motivo.

Evaristo afirma que há alguns dias um homem alto, moreno, com o corpo tatuado e em uma moto esteve lhe procurando no Assentamento Barrageira e, que por duas vezes já foi avistado nas proximidades da casa dele.
 

 

Nenhum comentário: