terça-feira, 14 de junho de 2011

Sindicalistas querem aumento de orçamento



 

Na manhã desta terça-feira, o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, chegou em Marabá e neste momento se reúne à portas fechadas com a equipe técnica do órgão.

Logo mais à tarde deve se reunir com líderes sindicais onde pretende discutir diversos pontos de uma extensa pauta de negociação, sendo o principal o aumento do orçamento para este ano.

Após esta reunião, que inicialmente estava prevista para acontecer que deve acontecer no auditório do Incra, os sem terra, que acampam nas cercanias do órgão, há mais de um mês devem retornar para suas respectivas áreas de ocupação.

Segundo uma das lideranças da Fetagri, Williason Brasil, o Zuca, o orçamento do Incra deste ano gira em torno de R$ 491 milhões, sendo que desse montante, efetivamente, algo em torno de 20% desse orçamento é investido nos assentamentos.

A intenção dos movimentos de luta pela terra é forçar o aumento desse orçamento para um bilhão de reais. Pra se ter uma idéia da disparidade orçamentária, Brasília que não tem um único assentamento recebe anualmente algo em torno de 4 e 5 bilhões. No sul e sudeste existem 495 assentamentos e 68.876 lotes.

Nenhum comentário: